Apontado por muitos como o grande polo de desenvolvimento brasileiro nos últimos tempos, o Complexo Industrial Portuário – SUAPE não apresenta apenas suas praias belíssimas e povo hospitaleiro, mas principalmente, oferece ao mundo uma oportunidade imensa para a indústria. Seja ela qual for. Situado entre os munícipios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, Suape já foi considerado o maior porto público do Brasil pela UFRJ, desbancando grandes portos, como o de Santos, em São Paulo e o Cia.Docas, no Ceará.
Mapa de Ipojuca
Fica então a questão: quem nunca sonhou em um lugar cercado por praias paradisíacas e perspectiva de empregos/salários altíssimos? Por essa razão, muitas pessoas saíram de diversos lugares do Brasil e do mundo, para tentarem uma vaga em meio a este sonho. Com essa migração momentânea, as cidades que cercam a “mina de ouro” foram as que mais sentiram todos os tipos de impactos que projetos tão grandiosos como os de Suape trazem.
Funcionários em obras - Suape/PE
O município de Ipojuca foi um dos destaques em geração de vagas de trabalho formal em 2010 e em dezembro do mesmo ano. De acordo com dados do Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho, a cidade pernambucana criou 1.376 postos com carteira de trabalho no mês passado, o que a deixou em 3º lugar no ranking do ministério. Em todo o ano passado, foram 16.413 vagas, levando Ipojuca ao 19º lugar da lista, atrás apenas de capitais e das cidades de Campinas, Guarulhos e São Bernardo do Campo, todas no estado de São Paulo.
E foi no início desse vulcão de oportunidades, que a ex-empregada doméstica, Marli Silva viu em Suape uma porta de entrada para o crescimento profissional. Soube de uma vaga no porto por meio da mãe, que tinha um trailer para vender comida aos funcionários do centro administrativo de Suape. Marli tentou a vaga, mas não passou; a contratação só veio meses depois, como auxiliar de limpeza. Depois de quatro anos trabalhando lá, o diretor sugeriu que ela fizesse cursinho pré-vestibular, e desta vez a aprovação veio rápida. Hoje ela segue no Porto como auxiliar administrativa.
Marli Silva, auxiliar administrativa
Nesse clima de oportunidades, Suape criou, junto ao Governo do Estado e a Secretaria de Educação, o projeto Horizonte. O projeto reúne jovens estudantes de escolas públicas do estado, que participam de excursões ao porto de Suape todos os dias com o objetivo de ingressar no mercado de trabalho local. Um dos colaboradores do projeto é o ex-bancário Erasmo Camilo, responsável por palestras educativas e pelo tour dos estudantes no local. O paraibano arretado, como mesmo se intitula, faz a alegria dos estudantes e professores, que apoiam e incentivam o projeto.
Visita de estudantes de escolas públicas ao Centro
de Treinamento - Suape/PE
Sr. Erasmo Camilo, parceiro do projeto Horizonte
Fala do Sr. Erasmo Camilo, sobre o desenvolvimento de Suape.
Por: Débora Albuquerque Gonçalves.