A rua do Futuro fica localizada na zona norte do Recife, entre duas das mais movimentas avenidas do bairro, a av. conselheiro Rosa e Silva e a avenida Rui Barbosa. No meio do burburinho da cidade grande, a r. do Futuro ainda guarda um charme de lugar pequeno, mas já mostra sinais do crescimento urbano típico do Recife.
Dividida entre edifícios residenciais e estabelecimentos comerciais, o local oferece diversos serviços e opções para um passeio informal pela via. Tirar uma tarde para conheçer os cantinhos da rua do Futuro é um bom programa para quem gosta de explorar novos lugares. Vamos conhecer alguns?
Logo no início da rua, que se estende do bairo do parnamirim até o das graças, está o Parque da Jaqueira,
um tiquinho de verde que ainda respira na cidade. Com pista de cooper, bicicleta, parquinhos infantis, posto médico e policial, uma capela e quiosques de lanches, o parque abre de manhãzinha e fecha por volta das 22h.
Durante o dia, muitas crianças e estudantes aproveitam o local. Mas em torno do meio-dia fica mais vazio, é difícil aguentar o sol escaldante.
O coco no banquinha do lado de fora é um dos mais caros da cidade!
No meio do caminho, uma pausa para comprar flores tropicais. Helicônias e sorvetões, para alegrar o ambiente.
Uma bookstore. Dentro da livraria e revistaria, tem também um café para lanches rápidos.
Mais à frente, a rua do futuro, que ainda abriga alguns bares, burguerias e lojas de roupas, à noite possui algumas opções de atividades. Uns estabelecimentos ficam abertos até tarde e promovem shows e afins.
A casa de shows movimenta a rua à noita, mas a seleção musical não é das mais precisosas
Agora, ah, a gastronomia! Por toda a rua encontra-se variados tipos de comidas oferecidos. Nos últimos anos, o lugar passou a se firmar também como um polo gourmet, abrigando casas de comida italiana, americana, japonesa e regional.
A filial da sanduicheria americana é boa pedida para lanches rápidos e saborosos, inclusive durante a noite. Destaque para as opções da pães, que vão intergral aveia e mel à três queijos. De quinta à domingo, fica aberto até às 5h.
O Via Appia é uma cantina italiana muito charmosa, comandada por uma família inteira, bem ao estilo do país. Pratos simples e bem executados da tradição italiana são oferecidos no cardápio, com massa caseira e várias opções de molhos, como arrabiata, carbonara, al sugo e quatro queijos. A carta de vinhos é concisa mas eficiente.
Logo do outro lado da rua, o Quina do futuro guarda os segredos da culinária japonesa por décadas. O restaurante é referência do gênero no Recife, e hoje é comandado pelo chef André Saburó, filho do fundador, seu Júlio, que iniciou todo o legado com a venda de pastéis japoneses que até hoje figuram no cardápio.
O restaurante aposta no esquema de balcão. O Quina possui três opções de ambientes e o atendimento é de primeira. Fora as dezenas de variedades de peças de sushi, os pratos quentes orientais também são executados pela casa.
Entradinha: Tsuki-Dashi, legumes, peixe e cabeça de camarão preparados à moda japonesa
MiniTeppan Yake: Medalhão de filé preparado em chapa quente, batatas gratinadas, legumes refogados, cebolas e risoto de arroz com legumes e ovos.
Andar sem compromisso pelas ruas é um hábito que parece ter se perdido no cotidiano atribulado que a maioria da população leva. Deixe o carro na garagem um dia e saia à pé, o passeio sempre rende boas surpresas e algumas cenas memoráveis, como os dois homens idosos e muito elegantes, de chapéu, que estavam jogando dominó em um banco no caminho de volta, pena que a bateria do Iphone tinha descarregado.
Ah, e para aguentar o calor e o sol do Recife neste começo de verão, uma roupa bem fresca e chapéu de abas largas, com muito protetor solar no rosto.
* A reportagem foi realizada para a disciplina Jornal e Novas Tecnologias da Unicap, como exercício sugerido por grupo de estudandes da cadeira. De tema livre, com mais de 200 palavras, utilizando o celular. As fotos foram todas tiradas com Iphone 3GS e foram utilizados os aplicativos MoreLomo e Instagram.